Logo

Artigos - Visualizando artigo

Receita Federal Apresenta As Novidades Da Declaração Do Imposto De Renda Pessoa Física De 2018 Ano Base 2017

A RECEITA FEDERAL ANUNCIOU EM COLETIVA DE IMPRENSA AS PRINCIPAIS NOVIDADES E REGRAS DA DIRPF 2018. SEGUNDO O AUDITOR-FISCAL JOAQUIM ADIR, SUPERVISOR NACIONAL DO IR, A EXPECTATIVA É A ENTREGA DE 28,8 MILHÕES DECLARAÇÕES.

 

ENTRE AS NOVIDADES APRESENTADAS ESTÃO O MAIOR DETALHAMENTO DOS BENS, A OBRIGATORIEDADE DE INFORMAÇÃO DE CPF DE DEPENDENTES A PARTIR DOS 8 ANOS COMPLETADOS ATÉ A DATA DE 31/12/2017, E O PAINEL INICIAL CONTENDO INFORMAÇÕES DAS FICHAS QUE PODERÃO SER MAIS RELEVANTES PARA O CONTRIBUINTE DURANTE O PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO, BASEADO NO QUE FOI UTILIZADO NA DECLARAÇÃO ANTERIOR.

 

COM RELAÇÃO AO MAIOR DETALHAMENTO DOS BENS, DEPENDENDO DA NATUREZA DE CADA BEM, SERÃO SOLICITADAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.

 

O PROGRAMA MEU IMPOSTO DE RENDA SUBSTITUIRÁ O M-IRPF, A RETIFICADORA ON-LINE E O RASCUNHO, PERMITINDO O PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÕES DO IRPF 2018, ORIGINAIS E RETIFICADORAS. O APP ESTARÁ DISPONÍVEL NAS LOJAS PARA APLICATIVOS DE CELULAR/TABLET E NO CENTRO VIRTUAL DE ATENDIMENTO (E-CAC) PARA COMPUTADORES.

 

O PRAZO DE ENTREGA VAI DE 1º DE MARÇO A 30 DE ABRIL DE 2018 E O PROGRAMA PARA PREENCHIMENTO DA DIRPF DE 2018, REFERENTE AO ANO-CALENDÁRIO DE 2017, ESTARÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NO SÍTIO DA RECEITA FEDERAL A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (26). O APLICATIVO MEU IMPOSTO DE RENDA ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE 1/3/2018.

 

A DIRPF 2018 PODE SER ELABORADA DE TRÊS FORMAS:

 

• COMPUTADOR, POR MEIO DO PROGRAMA GERADOR DA DECLARAÇÃO (PGD) IRPF2018, QUE ESTARÁ DISPONÍVEL NO SÍTIO DA RECEITA FEDERAL NA INTERNET, NO ENDEREÇO <HTTP://WWW.RFB.GOV.BR>;

 

• DISPOSITIVOS MÓVEIS, TAIS COMO TABLETS E SMARTPHONES, MEDIANTE ACESSO AO SERVIÇO “MEU IMPOSTO DE RENDA”, ACESSADO POR MEIO DO APLICATIVO APP “MEU IMPOSTO DE RENDA”, DISPONÍVEL NAS LOJAS DE APLICATIVOS GOOGLE PLAY, PARA O SISTEMA OPERACIONAL ANDROID, OU APP STORE, PARA O SISTEMA OPERACIONAL IOS;

 

• COMPUTADOR, MEDIANTE ACESSO AO SERVIÇO “MEU IMPOSTO DE RENDA”, DISPONÍVEL NO CENTRO VIRTUAL DE ATENDIMENTO (E-CAC) NO SÍTIO DA RFB NA INTERNET, COM O USO DE CERTIFICADO DIGITAL, E QUE PODE SER FEITO PELO CONTRIBUINTE OU SEU REPRESENTANTE COM PROCURAÇÃO ELETRÔNICA OU A PROCURAÇÃO DE QUE TRATA A IN RFB Nº 1.751, DE 16 DE OUTUBRO DE 2017.

 

O PROGRAMA DA DIRPF 2018 PERMITE A IMPRESSÃO DO DARF PARA PAGAMENTO DE TODAS AS QUOTAS DO IMPOSTO, INCLUSIVE AS EM ATRASO.

 

Fonte: Receita Federal do Brasil


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

topo site
ajuda-chat
ajuda-chat
ajuda-chat_open