Logo

Artigos - Visualizando artigo

Planejamento Contábil e Fiscal na Atividade Rural.

Planejamento Contábil e Fiscal na Atividade Rural.

 

No atual momento que estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus, o Agronegócio em nosso País tem sido a mola propulsora da economia. Elaborar um planejamento contábil e fiscal é fundamental para uma boa gestão da atividade rural com segurança na informação prestada ao fisco, tomada de decisões e redução da carga tributária dentro da Lei.

 

Devido à valorização e o crescimento do Agronegócio, o fisco tem intensificado suas análises e cruzamentos de dados. No Rio Grande do Sul está ocorrendo a operação da Receita Federal denominada de “Declara Grãos”, estão sendo verificados os cruzamentos de notas eletrônicas. Já identificaram mais de 12 mil contribuintes com irregularidades entre aos anos de 2016 a 2019.

 

Diante deste cenário, nunca se fez tão necessário uma boa assessoria contábil aliada a tecnologia da informação, dessa forma o empresário rural pode enfrentar com tranquilidade e segurança os desafios que vem pela frente.

 

  • Livro Caixa Digital do Produtor Rural - LCDPR

Já ouviu falar nessa obrigação acessória?

Instituído pela IN RFB n. 1.848/2018, é um arquivo digital em formato texto tem como objetivo apurar os resultados da atividade rural, devendo ser entregue com certificado digital válido via E-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Quem está obrigado a enviar?

O produtor rural que aferir anualmente receita bruta total a partir de 2020 acima de R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).

 

  • Fisco de olho no agronegócio

É de conhecimento de todos, que a Receita Federal está cruzando vários tipos de dados, e é extremamente organizada e possui acesso a várias informações do produtor rural, tais como:-

  • Nota Fiscal Eletrônica;
  • O meu talão é manual não tem como rastrear, ledo engano, pois quem adquire o produto tem que emitir nota de entrada/compra que é eletrônica;
  • Financeiro;
  • Imobiliário etc.

 

  • Planejamento Contábil e Fiscal

Primeiramente, é de extrema importância o empresário rural ter uma boa assessoria contábil.

Ter uma boa contabilidade com prévias e análises mensais, os lançamentos e registros das receitas, despesas e investimentos ficam mais organizados, auxiliando o produtor rural na tomada de decisões e redução da carga tributária.

Aliado a isso, esse planejamento é fundamental, para que o contabilista possa prestar informações corretas e fidedignas a Receita Federal, e o empresário rural não tenha surpresas indesejadas com intimações e fiscalizações.

 

Desta forma, além do produtor rural cuidar dos riscos inerentes da sua atividade que é uma empresa a céu aberto, deve-se atentar a fazer um bom planejamento contábil e fiscal junto ao seu contador (a).

 

Que você possa colher bons frutos!

#oagroédetodos

 

Alberto Spirlandeli

Contabilista e Empresário Rural

 

Fonte: ALBERTO LUCIO SPIRLANDELI


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

topo site
ajuda-chat
ajuda-chat
ajuda-chat_open