Logo

Artigos - Visualizando artigo

4 dicas para reduzir o impacto dos impostos na venda de imóvel rural

4 dicas para reduzir o impacto dos impostos na venda de imóvel rural.

 

  1.  Converse com seu Contador (a)

 

        Via de regra, o proprietário de imóvel rural só conhece o imposto que terá que pagar após levar o compromisso de compra e venda ou escritura ao seu contabilista.

        Portanto, após tomar a decisão de vender seu sítio, chácara ou fazenda, é imprescindível alinhar antes com seu contador (a) o planejamento tributário.

 

2:- Planejamento Tributário

 

      Em resumo, planejamento tributário é análise do caso em questão que possibilita estudar soluções para diminuir a carga tributária.

      De posse dos documentos, fatos e dados sobre a negociação, o contabilista vai analisar e estudar alternativas lícitas para elaborar um planejamento tributário que seja viável e individualizado para atender as necessidades de cada cliente, pensando sempre na possibilidade da redução de carga tributária, dentro da legislação vigente.

 

3:- Lucro Imobiliário

      Lucro imobiliário é o imposto a ser pago sobre o lucro obtido de uma determinada venda de imóvel.

      Na venda de um imóvel rural é importante atenção a essas 3 regras:-

  • Aquisição antes de 1996.

O lucro imobiliário será feito através de valores reais da transação, ou seja, custo de aquisição menos o valor de alienação. Lembrando que aquisições antigas terão o benefício da redução do imposto. Caso o imóvel tenha sido adquirido antes de 1969 a isenção do ganho de capital será integral;

 

  • Aquisição após 1996.

Neste caso, a análise a ser feita será através do VTN do DIAT/ITR no ano da aquisição menos o ano da alienação. É oportuno registrar a necessidade de analisar as declarações de ITR, todos os requisitos da legislação e seus valores atribuídos.

 

  • Atribuição de Benfeitorias.

Além das 2 hipóteses descritas, ainda existe a possibilidade de atribuir valores de benfeitorias na transação, podendo ter neste caso diminuição da carga tributária.

 

4. Diagnóstico tributário

 

        Após analisar todas as hipóteses, é a hora de simular o valor a ser recolhido de imposto, e escolher a melhor opção que permite redução tributária.

   Reforço a importância de sempre consultar um contador (a), este profissional é o mais capacitado para realizar a análise tributária, planejar e buscar soluções inteligentes com benefícios para cada cliente.

 

ALS

Fonte: Alberto Lúcio Spirlandeli


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

topo site
ajuda-chat
ajuda-chat
ajuda-chat_open