INSS - PROVA DE VIDA
Todos os aposentados pelo INSS necessitam, uma vez por ano, fazer uma Prova de Vida.
Ou seja, provar ao estado que o aposentado está vivo e é ele quem recebe o benefício.
A Prova de Vida existe para evitar fraudes na aposentadoria social e por isso deve ser levada à risca.
Para realizá-la, o beneficiário do INSS pode comparecer presencialmente no banco onde recebe o pagamento da aposentadoria.
Entretanto, algumas instituições bancárias oferecem ainda alternativas, como Prova de Vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo no celular.
Independentemente do método utilizado, o cidadão deve confirmar as opções de fato disponíveis e o horário de funcionamento do banco.
Há ainda a possibilidade de fazer a Prova de Vida Digital pelo reconhecimento facial.
Mas ela só é possível caso o aposentado já tenha a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ou ainda no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O serviço está disponível no aplicativo Gov.br e as orientações estão disponíveis no aplicativo SouGov.br.
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.